• Quando o Professor de Pilates se torna Empresário

    Fonte: por Silene Contreras, diretora da empresa Império Pilates, educadora física, professora de cursos de empreendedorismo e gestão de studio. Practitioner em PNL e diversos cursos de administração no Sebrae (Empretec, Como colocar preço no serviço, Fluxo de caixa, etc.). Participou do programa do Sebrae: Estratégias.

    Um educador físico ou fisioterapeuta recebe seu diploma universitário e quer entrar no mercado para exercer sua profissão, ele cursou varias matérias em sua grade curricular importantes para sua atuação, como biomecânica, patologias (hérnia de disco, condromalácia, etc.), fisiologia do exercício, alterações posturais…e agora acredita que este conhecimento de base irá acompanhá-lo por toda sua vida profissional.

    Mas muitas vezes quando o profissional se torna empresário, ele se sente muito perdido pois tem que conviver com termos que nunca ouviu falar, como taxa de retorno, margem líquida, capital de giro, ponto de equilíbrio, contratos, contador, tributos, etc….

    Fazer o empreendimento dar certo é tarefa muito difícil, a taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas são elevadas. Muitos Studios de Pilates “fecham suas portas” pela falta de conhecimento de administração e gestão de sua empresa. Falta clientes, falta capital de giro, ela não sabe como manter sua equipe e gerir pessoas, pensa em como contratar, como vender, que preço cobrar, como montar o contrato de prestação de serviços, como manter o fluxo de caixa saudável, etc..etc..etc…são muitas as perguntas.

    Franquia de pilates até 70 mil reais

    Em resumo, o conhecimento que você adquiriu ao longo de 5 anos de estudo, será menos decisivo para o seu sucesso como empreendedor, do que os aspectos ligados à administração e posicionamento do seu negócio. Assim sendo, 2 áreas de conhecimento são importantes, na hora de pensar em empreender.

    1 – Administração / Gestão do Negócio:
    Um Studio de Pilates deve seguir o processo administrativo de qualquer outro negócio próprio. É necessário saber qual investimento inicial, capital de giro e tempo de retorno de investimento previsto, estabelecer metas, negociar o contrato de locação, selecionar e treinar os profissionais, montar contrato de prestação de serviço, montar preço de venda adequado a seus custos fixos e variáveis, entre outros

    2 – Posicionamento no Mercado:
    Qual tipo de posicionamento seu Studio pretende adotar e como você pretende se diferenciar frente aos seus concorrentes, fornecedores e alunos. Qual sua missão, visão e valores. É necessário pensar em como agirá no presente, mas sem tirar seu foco no futuro.

    Conclusão:
    Se você pensa em empreender e se tornar dono do seu próprio Studio de Pilates, não deixe de buscar os conhecimentos que estão faltando. Junte a paixão pela sua profissão e acrescente o conhecimento de administração ou ainda busque parcerias em franquias para diminuir os passos de erros e acertos (franquias já testaram tudo o que dá certo).

    Clique aqui e receba as CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR

    Leia também:

    Pilates: aquecendo o mercado fitness

    O mercado de Pilates como vai?

    Mercado para profissionais de Educação Física cresce no Brasil

    Para dar aulas melhores, professora de pilates vira empreendedora

deixe uma resposta

Cancelar resposta