• Cirurgia bariátrica: Pilates ajuda na recuperação

    Cirurgia bariátrica: Pilates ajuda na recuperação

    pilates ajuda o pós operatório de cirurgia bariatrica

    A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal, e traz grandes riscos a saúde. O seu tratamento exige uma abordagem abrangente (acompanhamento nutricional, medicamentoso, exercícios físicos), e, em alguns casos, quando os pacientes não respondem a esses tratamentos, há a necessidade de intervenções mais radicais como cirurgias. A cirurgia bariátrica é uma intervenção cirúrgica feita no aparelho digestivo com o objetivo de reduzir o peso dos pacientes.

    Os pacientes submetidos a cirurgia bariátrica têm uma significativa perda de massa magra associada à redução extrema de peso. Após a cirurgia, é fundamental um acompanhamento especializado. Isso envolve avaliações permanentes, exercícios físicos, cuidados nutricionais e acompanhamento psicológico. Os exercícios físicos ajudam não só na manutenção do peso, como na minimização da ansiedade e depressão, já que durante os exercícios são liberadas substâncias calmantes e relaxantes.

    Pilates
    Com os exercícios do Pilates o paciente melhora a qualidade de vida, pois tem uma melhora do equilíbrio, força, alongamento, além de auxiliar na conscientização corporal. São exercícios leves, seguros, sem impacto e, é de extrema importância que sejam realizados com o acompanhamento de um profissional especializado que proporciona uma melhor orientação para que os resultados sejam satisfatórios. A realização de exercícios de forma correta ameniza a perda de massa magra, melhorando a força e resistência.

    O Pilates foi desenvolvido na década de 20 pelo alemão Joseph Pilates e o objetivo principal era desenvolver o corpo de maneira uniforme. Os exercícios da técnica modelam o corpo e proporcionam o alinhamento postural. O método é indicado para a reabilitação física, condicionamento físico geral e bem-estar; promovendo a harmonia, flexibilidade e equilíbrio muscular em todas as idades. O Pilates é mais do que um exercício físico, mas trabalha a mente associada ao corpo.

    cirurgia bariátrica e o pilates

    O método vai trabalhar com concentração, contrologia, powerhouse ou centro de força, respiração, equilíbrio, ritmo, poucas repetições; desenvolve a força muscular, melhora a postura, a flexibilidade, a capacidade respiratória e circulatória, tem baixo impacto articular e equilibra corpo e mente.

    Benefícios pontuais

    No pós-operatório de cirurgia bariátrica, o Pilates, leva a um ganho de massa magra que é fundamental para a manutenção do tônus da musculatura estabilizadora do sistema musculoesquelético, assim como a redução da flacidez.

    Os exercícios desenvolvidos no solo têm uma proposta de condicionamento físico e em aparelhos tem o intuito de recuperar o tônus muscular de forma mais rápida através do uso de molas que dão a resistência ao exercício. Os aparelhos desenvolvidos como Reformer, Cadilac, Chair, Barrel e Wall, utilizam molas para dar resistência ao movimento. Os exercícios são fluidos e devem ser feitos de forma harmônica e natural”. A respiração é muito importante, sendo que é preciso inspirar e expirar profundamente, e a força máxima deve ser feita no tempo expiratório. Segundo ela, o importante não é a quantidade, mas sim a qualidade do exercício, sendo assim, realizam-se no máximo 10 repetições de cada movimento.

    Conforme a fisioterapeuta, o aparelho mais usado no Pilates é o reformer, pois com ele podem ser realizados diversos exercícios para todas as partes do corpo utilizando-se uma grande variação de resistência além de possibilitar inclusive a prática de exercícios pliométricos.

    No pós-operatório imediato são realizados exercícios com o objetivo de melhorar a capacidade respiratória. Alguns meses após são feitos exercícios para a musculatura respiratória, fortalecimento abdominal e exercícios para a mobilidade articular. E depois de uma musculatura abdominal bem fortalecida são realizados exercícios de fortalecimento global do corpo.

    Solo

    O Mat Pilates se caracteriza por proporcionar maior flexibilidade, força muscular, concentração, com exercícios feitos no solo, melhorando a qualidade de vida geral. No solo, os exercícios exigem ainda mais do praticante, pois necessita controlar sozinho o seu corpo. Os exercícios podem ser facilitados com o uso de equipamentos como bola suíça, faixas elásticas, rolo e magic circle.

    mat pilates curso sp

    Este método foi desenvolvido a partir do método original com os aparelhos, servindo como base e complemento da técnica, porém as aulas são no solo, com ou sem o uso de materiais auxiliares e acessórios, trabalhando com o peso corporal, buscando sobretudo, o fortalecimento da musculatura abdominal.

    Com a técnica do Mat Pilates, os músculos são trabalhados duplamente, sendo tonificados e alongados ao mesmo tempo, proporcionando diversos benefícios ao longo das aulas.


    Links de Parceiros

    Raças de Cachorros


    Uma das vantagens obtida em curto prazo com as aulas e a mais importante delas é o encontro do aluno com o seu próprio “eixo”, ou seja, com seu centro de equilíbrio.

    Através da estabilização do corpo, já nas primeiras semanas do treinamento aparecem os benefícios, que são, além do alívio das dores, melhora no sono, no nível de estresse, na condição respiratória, bem como avanço no aspecto neurológico, quais sejam concentração e equilíbrio.

    Aulas

    As aulas são realizadas individualmente ou em pequenos grupos. Os exercícios iniciam nos níveis básicos para o intermediário, passando para o avançado até o super avançado, conforme a capacidade e o tempo de prática de cada aluno. A duração de cada aula é em média de uma hora e exige muita concentração favorecendo a aquisição de consciência corporal, promovendo um auto-conhecimento e melhora da qualidade de vida.

    Sirlei Pazinato
    (Redação Passo Fundo / DM)

1Comente
  • postado porALESSANDRA CORRÊAem 30 de setembro de 2019 at 11:00

    Adorei o texto
    Vou recomendar a leitura para PACIENTES operados.

    Resposta

deixe uma resposta

Cancelar resposta