• Pilates Emagrece?

    Pilates Emagrece?

    pilates emagrece

    Primeiro devemos lembrar que para emagrecer, devemos gastar mais calorias do que consumimos e para isso devemos diminuir a distância existente entre elas gradativamente, ou seja, emagrecer devagar e com saúde.

    Uma alimentação balanceada, prática de exercícios regulares, hidratação e disciplina serão necessárias para ir equalizando essa disparidade. A prática dos exercícios físicos fará com que os músculos se tornem mais fortes e flexíveis para darem sustentação e estabilidade, além de modelar a silhueta.

    Existe uma grande variação na quantidade de calorias gastas em cada exercício físico, devendo-se levar em consideração a intensidade, resistência ou carga aplicada, condicionamento físico e condições de saúde do praticante, para escolher a modalidade que trará mais benefícios.

    Em média, uma hora (1h) de exercício físico moderado consome:

    Boxe 800 Kcal
    Crossfit 700 Kcal
    Corrida 650 Kcal
    Zumba  600 Kcal
    Elíptico 500 Kcal
    Ginástica Localizada 450 Kcal
    Musculação 410 Kcal
    Pilates 350 Kcal
    Bicicleta 300 Kcal
    pilates deixa o corpo sarado

    Nesse ranking podemos perceber que não são gastas tantas calorias na prática do Pilates, até por não se tratar de uma atividade cardiorrespiratória e sim de resistência física. Porém, o fato de se trabalhar a musculatura de forma global; onde vários grupos musculares são ativados na execução de um exercício específico, conseguimos recrutar mais unidades motoras desses músculos, permitindo que seu fortalecimento e flexibilidade aconteçam em toda sua extensão, evitando lesões, corrigindo posturas e prevenindo patologias.

    Quando se ativa a musculatura profunda do tronco, conhecida como Power House (Diafragma, Transverso do Abdômen, Multífidos e Assoalho Pélvico), a mudança na postura faz com que a “Aparência Estética” seja a de uma pessoa mais longilínea e tonificada; por consequência, tenha uma aparência mais magra. Essa nova percepção de postura e de controle abdominal acaba por incentivar o aluno a procurar formas mais saudáveis no seu cotidiano, a fim de manter e melhorar os resultados já obtidos.

    Mais importante do que emagrecer, sair do sedentarismo, ter uma vida saudável, sem dores e restrições, equilibrar a musculatura para a manutenção de uma postura adequada e ganhar um corpo definido e flexível, é isso o que o Método Pilates se aplicado rigorosamente, seguindo os princípios do Joseph Pilates e Fundamentos Biomecânicos atuais, poderá fazer por você!

    por Vanessa Moraes – Império Pilates – setembro 2017

deixe uma resposta

Cancelar resposta