• Aluno se curou do COVID-19 e retorna ao Pilates, o que fazer?

    Aluno se curou do COVID-19 e retorna ao Pilates, o que fazer?

    Os pacientes que tem ou tiveram COVID-19 tem uma grande dificuldade na respiração, isso porque o vírus muitas vezes, pode nem chegar a entrar na área nobre dos pulmões, ele age à distância, porque as substâncias inflamatórias despejadas em uma reação à sua presença conseguem alcançá-los tranquilamente. Sendo assim, o paciente tem “pulmões inundados”, ou na linguagem mais técnica, infiltrados.

    atividade_fisica_mascara_mulher

    O Método Pilates é extremamente conhecido pelo controle da respiração. Durante a realização dos exercícios, a estabilização da coluna vertebral promove intenso recrutamento do músculo transverso do abdome e do músculo oblíquo interno, especialmente quando ocorre a associação do controle e fluidez respiratório ao movimento.

    A respiração lateral como conhecida no Pilates, retrata que ao utilizar predominantemente o tórax e os músculos da caixa torácica, há o favorecimento da expansão lateral da caixa torácica, aumentando o espaço para a expansão pulmonar e, assim, influenciando significativamente no aumento dos volumes e capacidades pulmonares.

    Na Império Pilates, priorizamos a respiração tridimensional, e acreditamos que na reeducação da respiração de um indivíduo interfere diretamente no trabalho e na ação muscular respiratória. Sendo assim, o Método é totalmente eficiente em promover o aumento na resistência e na força dos músculos respiratórios (inspiratórios e expiratórios), melhora da mobilidade tórax abdominal e função pulmonar, sem contar na minimização das queixas respiratórias decorrentes das doenças agudas ou crônicas.

    Dentro dos pulmões existem minúsculas cavidades, essas são preenchidas de ar, quem vem da parte externa do corpo. Em seu interior, passam vasos capilares que absorvem o oxigênio da atmosfera ou que liberam o gás carbônico do sangue, nesses espaços, ocorre ainda a depuração de partículas tóxicas, vírus e bactérias.

    Imaginemos então, quando não ocorre o funcionamento correto das trocas gasosas, porque ao invés das cavidades terem oxigênio, essas cavidades acabam cheias do líquido derramado pela inflamação. Então o paciente sente-se como se fosse uma enchente pulmonar, afogando-se no seco.

    Todas as pessoas podem praticar o Pilates, o método já é considerado umas das formas para restaurar as condições físicas e mentais que este momento “corona” nos trouxe. Com certeza será a melhor e mais valiosa opção para todos os pacientes que passaram por essa doença e assim precisam de treinamentos dos mais diversos e particulares, respeitando as limitações que terão pós tratamento, e fazendo assim a manutenção e recuperação das funções mais profundas que o nosso pulmão precisa fazer.

    Nas aulas da Império Pilates você poderá vivenciar esse treinamento pulmonar com exercícios que trarão também o benefício da melhora postural não só nas aulas, mas perante a vida.

    Quer saber mais? Solicite uma aula experimental Online grátis, comece a se cuidar já e mude sua postura!

    Confira Nossas Aulas Online

    por Juliana Sanches – Instrutora de Pilates – Império Pilates – Jun/2020

deixe uma resposta

Cancelar resposta