• Corcunda Cervical! Você sabe o que é?

    Corcunda Cervical! Você sabe o que é?

    Denominada de Lipodistrofia, a Corcunda cervical, Corcunda de viúva, Buffalo Hump ou Coxim de gordura dorso-cervical se caracteriza pelo acúmulo desordenado de tecido adiposo (gordura).

     

    cervical 1

    A Corcunda de viúva pode ter como causas:

    – Má Postura.

    – Osteoporose;

    – Obesidade mórbida;

    – Doença de Cushing (tumor na hipófise);

    – Hipotireoidismo (metabolismo lento);

    – Uso prolongado de corticóides e/ou esteróides;

    – Dislipidemia (aumento de colesterol ou triglicérides no sangue);

    – Reação secundária de uma medicação para imunodeficiências como o HIV;

    A posição da cabeça é muito importante na manutenção da postura. Quanto mais projetarmos a cabeça para frente, mais peso carregaremos na parte de trás do pescoço e mais proeminente vai ficando a junção entre a última vértebra cervical (C7) e a primeira vértebra torácica (T1).

    cervical 2

    De forma protetora, o corpo acaba por “chamar” gordura para a região, de forma a protegê-lo fisicamente de qualquer ação externa.

    O mesmo acontece com pessoas magras, mas que tem uma leve barriguinha saliente.

    cervical 3

    A não ativação ou enfraquecimento do músculo transverso do abdômen faz com que os órgãos se projetem para frente. A permanência desta postura por muito tempo “obriga” o corpo a novamente lançar mão da proteção, agora dos órgãos, criando uma camada protetora sobre o abdômen.

    Através de exercícios direcionados para a correção postural, equilibrando a musculatura e ativando os estabilizadores profundos do tronco, o realinhamento postural vai acontecendo gradativamente e aos poucos o organismo vai consumindo a gordura que agora não tem mais utilidade.

    por Vanessa Moraes – Instrutora de Pilates, Docente dos Cursos de Formação e Especialização em Pilates – Império Pilates – Set/2018

deixe uma resposta

Cancelar resposta