• Estamos Confinados! E agora, o que fazer?

    Estamos Confinados! E agora, o que fazer?

    Com certeza estamos vivendo o maior desafio de nossas vidas. Vários aspectos de nossas vidas foram expostos bem diante de nossos olhos. Nossos valores, nossas crenças, nossa saúde, nosso julgamento e discernimento, nossos medos e até nossa sanidade mental.

    Como se tudo isso não bastasse, a necessidade de um confinamento e distanciamento social nos deixa ainda mais vulneráveis. Perdemos o controle da situação e do tempo.  O que era urgente, hoje não é mais e o que simplesmente nem percebíamos que havíamos deixado para trás com toda essa correria, veio cobrar seu preço, nos mostrando o quanto estávamos negligenciando coisas tão importantes como o poder de um abraço, a necessidade de vivermos em sociedade, de cuidarmos da nossa saúde física e mental e principalmente a de nos voltarmos para nossa família e para dentro de nós mesmos.

    mulheres_pilates

    É claro que estar em confinamento não significa férias. Todos tivemos que sair de nossas zonas de conforto e gerarmos outras formas de realizarmos nossos trabalhos; home office, aulas on line, cursos EAD, consultorias, videoconferências, novas oportunidades decorrentes das necessidades atuais como costurar máscaras, fazer e entregar compras e cozinhar para fora. Com tudo isso, nossa cabeça e nosso corpo sofrem. Então o que podemos fazer para amenizar essa situação?

    Em primeiro lugar tente manter a rotina o mais próximo do normal, isto garante que o nosso sistema hormonal se mantenha equilibrado e organizado, não exigindo, nem sendo exigido além do limite, o que pode gerar insônia, falta de apetite ou apetite exagerado, ansiedade e agitação.

    Tomar sol 20 minutos por dia, entre 11 e 16h com 60% do corpo exposto para produzirmos 10000UI de vitamina D. Ela será importante na manutenção do nosso sistema imunológico, responsável por atacar as doenças que entrem em nosso corpo. O fato de estarmos em casa possibilitará essa prática, mesmo em dias nublados, pois a radiação é capaz de passar pelas nuvens. Caso seja impossível o banho de sol, exitem suplementos de Vitamina D que podem ser utilizados.

    Outro ponto importante é a alimentação, principalmente consumindo mais vitamina C, um potente antigripal que associado à vitamina D fazem um excelente trabalho na prevenção de doenças respiratórias e a melhora do sistema imunológico. Há a necessidade também de nos hidratarmos bastante para mantermos as secreções fluídas e fáceis de serem eliminadas, bem como a regulação térmica do nosso corpo.

    E por último, mas não menos importante, os exercícios físicos. A situação atual nos faz lembrar que Joseph Pilates já passou por isso.  Em 1914, durante a Primeira Guerra Mundial, se tornou um preso estrangeiro por ser um Alemão que morava na Inglaterra e no Campo de Concentração em Lancaster ele ficou confinado. Neste período, ele ensinou seus exercícios a dezenas de pessoas que ali estavam com ele. Chegavam a praticar os exercícios várias vezes ao dia, todos os dias, até que então o Mundo conheceu o primeiro  Vírus Influenza, a “Gripe Espanhola,” que durou de 1918 a 1920, infectando um quarto da população mundial, cerca de 500 milhões de pessoas, com aproximadamente 100 mil mortos.  Felizmente, nem Joseph, nem seus adeptos foram acometidos pelo vírus, provando que a prática constante de exercícios físicos reforçam o sistema imunológico e mantém a saúde.

    mulher_pilates_corretor_postural

    Assim, é de suma importância praticar alguma atividade física que seja possível de fazê-la em casa de forma segura. O Pilates aplicado personalizado, afinal existem várias formas de se aplicar o método, pode ser uma boa maneira de passar por esse período difícil. Com exercícios direcionados e adequados a cada um, onde são levados em consideração as alterações posturais, patologias existentes e limitações pessoais, é possível conciliar um método que fortalece e alonga o CORPO de forma global, sem causar qualquer tipo de lesão e também a MENTE, já que se trata de um Método embasado em princípios e fundamentos que deverão estar presentes em cada repetição de movimento, necessitando assim, de muita concentração e controle.

    Quer saber mais? Solicite uma aula experimental Online grátis, comece a se cuidar já e mude sua postura, não somente durante as aulas, mas perante à vida!

    Confira Nossas Aulas Online

    por Vanessa Moraes – Instrutora de Pilates, Docente dos Cursos de Formação e Especialização em Pilates – Império Pilates – Abril/2020

1Comente
  • postado porNeideem 21 de abril de 2020 at 19:01

    Não é férias, estamos confinados mas temos que atentar como manter a saúde mental, emocional, espiritual e física, até breve!

    Resposta

deixe uma resposta

Cancelar resposta