• Ministrar aulas de Pilates é Fácil? Como me tornar um instrutor?

    Ministrar aulas de Pilates é Fácil? Como me tornar um instrutor?

    O método Pilates é apaixonante, quando o conhecemos mais a fundo, entendemos o quão transformador ele pode se tornar, porém não é tão fácil quanto parece, tanto os princípios quanto os fundamentos biomecânicos têm que estar visíveis em cada repetição de cada movimento, por isso não podem ser apenas teoria, e sim a prática diária dos movimentos.

    O que significa isso na prática? Significa que as execuções dos exercícios por si só não são suficientes para estarmos aplicando o Pilates em toda sua concepção. Apesar de o criador Joseph Pilates ter nos deixado 34 clássicos do Pilates solo e suas variações e adaptações para os aparelhos do Studio, não significa que todo aluno possa praticar todos esses exercícios.

    O método foi desenvolvido como uma atividade física global e completa, porém as diversidades posturais existentes entre seus praticantes e até patologias já instaladas nos fazem escolher apenas os exercícios que possam colaborar para a resolução das alterações posturais o mais rápido possível, assim que esse equilíbrio vai sendo alcançado, vamos liberando exercícios que agora poderão ser praticados com segurança. Um exemplo é este abdominal clássico chamado The Hundred:

    the_hundred_pilates

    Este potente abdominal para supra e infra abdominais é contraindicado para alunos com hipercifose devido à exacerbação da alteração pela flexão do tronco superior, portanto, apenas saber para que serve o exercício também não é suficiente, temos que saber se ele pode ser aplicado ao aluno em questão, e para isso precisamos avaliar a postura do nosso aluno para podermos traçar os objetivos e escolhermos as opções mais viáveis e é a partir daí que ministrar a aula deixa de ser algo mecânico e se torna agora dinâmico, onde cada execução do exercício nos mostra as dificuldades ou deficiências a serem trabalhadas no próximo e a aula vai se compondo assim como uma música, onde os instrutores são os maestros e os alunos os músicos.

    Como disse, não é fácil dar aulas de Pilates, mas se fosse fácil não teria graça. São os desafios que nos movem e nos fazem construir mudanças, portanto se você pensa em ser Instrutor de Pilates, aqui vão os passos:

    Curso de Formação em Pilates Studio ou Mat Pilates:

    – O aluno deve estar cursando ou ser formado em Fisioterapia ou Educação Física, porém para poder ministrar as aulas, somente formados com posse de seus respectivos registros profissionais (Crefito e Cref);

    – Procurar uma escola conceituada e experiente no mercado e que ofereça além de o método, demonstração e execução dos exercícios, dinâmicas de aulas em seu conteúdo, pois as vivências obtidas na prática é que mostrarão a verdadeira realidade dos Studios no seu dia a dia;

    – Fazer o estágio de observação e de treino obrigatórios: Neste estágio o aluno verá como o Instrutor conduz uma aula de Pilates das mais variadas formas, aulas individuais, com dois alunos e com três alunos e então poderá absorver os pontos positivos para sua composição profissional. Já no treino obrigatório, ele praticará os exercícios aprendidos no Curso de Formação, agora fazendo individualmente cada um com no mínimo 5 repetições. Neste momento acontece um maior entendimento do movimento trabalhado, quais músculos fortalecem, quais alongam, qual a importância da ativação do Power House na estabilização e como seu corpo tende a se compensar durante a execução do exercício se não aplicar os Princípios e os Fundamentos Biomecânicos.

    – Entregar o Relatório de Estágio e receber o Certificado de Conclusão. Em posse desse certificado e seu registro profissional, o aluno estará apto a entrar neste mercado de trabalho.

    É claro que se especializar acaba sendo muito importante, hoje o público de Pilates é muito abrangente e para conduzirmos com segurança suas aulas, devemos fazer uma boa avaliação postural, bem como dominar as patologias das articulações sinoviais, hérnias de disco e as especificidades das gestantes e dos idoso, mas isso o aluno poderá fazer aos poucos conforme vai ganhando experiência.

    dest_imperiopilates_cursos4

    Se interessou? Veja nossos cursos de Formação e Especialização no site e aproveite para dar uma alavancada na sua carreira em 2021.

    foto_vanessa_moraes_miniSolicite informações, comece a cuidar já da sua carreia e mude sua postura!
    Confira Nossos Cursos de Formação e Especialização
    por Vanessa Moraes – Docente dos Cursos de Formação e Especialização em Pilates – Império Pilates – Dez/2020.

deixe uma resposta

Cancelar resposta