
O amor ao Pilates não tem idade!

Dessa vez não venho falar do Pilates de forma técnica, nem da vivência das aulas de um Studio, quero dividir a felicidade de uma experiência vivida como docente do Curso de Formação em Studio ministrada agora em julho de 2018.
Como professora já disse mil vezes que cada turma é especial, cada grupo traz uma experiência, uma vivência, uma dinâmica diferente e essa diversidade agrega muito em nossas vidas, seja no âmbito pessoal ou profissional, mas nesta turma alguém se destacou!
O destaque se deu pela coragem, pela vontade, por acreditar que nesta vida, enquanto estivermos vivos, sempre poderemos ter a chance de realizarmos nossos sonhos, desde que estejamos fazendo acontecer, através de muito amor, esforço e dedicação.
Estou falando de um aluno de 73 anos de idade. Um homem que trabalhou em diversas áreas e que a algum tempo se dedica à área da saúde. Estudou massoterapia, medicina chinesa e frequenta o segundo ano da Faculdade de Fisioterapia.
Há um ano, sofreu uma queda e por indicação da filha que também é fisioterapêuta e Instrutora de Pilates, procurou um Studio de Pilates como aluno para iniciar um programa de exercícios físicos. Gostou tanto, sentiu e percebeu em si mesmo os benefícios tão falados do Pilates que resolveu aprender o método para poder entendê-lo mais a fundo e poder aplicá-lo assim que se formar, na reabilitação de seus futuros pacientes.
Assim como todos os outros alunos, praticou todos os exercícios propostos, tendo alguns que serem adaptados à sua necessidade, trazendo mais experiências reais a todos eles, já que por muitas vezes essas adaptações são imprescindíveis para podermos dar condições mínimas para a realização dos exercícios de forma eficiente e segura. Sua presença em nada atrapalhou as desenrolar das aulas, pelo contrário, apenas despertou o olhar cuidadoso de todos, o toque delicado, o tom de voz sutil e a certeza de que o Pilates realmente pode ser praticado por todos, desde que orientado por um profissional capaz.
Posso dizer que tê-lo como meu aluno no Curso foi incrível, primeiro pela oportunidade de poder agregar conhecimento e fazer a diferença na vida de alguém tão mais experiente e vivido, segundo, por ele ter sido um grande exemplo aos outros alunos também, seja pela sua história de vida, seja pela sua presença física, dando a oportunidade de todos já terem seu primeiro contato com um aluno “idoso” em suas dinâmicas de aula, embora as aspas estejam aí para destacarem que de idoso ele apenas tem a idade, pois no rosto não há uma ruga sequer e no físico, nada mais grave que o desgaste de uma vida bem vivida.
“Império Pilates – Proporcionando Bem-Estar”
por Vanessa Moraes – Docente dos Cursos de Formação e Especialização em Pilates – Império Pilates – Jul/2018
Muito lindo. É uma motivação.
Resposta