• Pilates para Gestante pré e pós-parto! Será que é só dar uma aula mais levinha?

    Pilates para Gestante pré e pós-parto! Será que é só dar uma aula mais levinha?

    O público gestante é muito especial, afinal uma nova vida está se formando diante dos nossos olhos e participarmos de toda essa transformação é muito gratificante e o Pilates se encaixa muito bem neste momento tão especial, seja dando continuidade às alunas que já praticavam Pilates, como as que nunca praticaram e resolveram começar já com a gestação em andamento ou as que só vieram no pós-parto, e por quê?

    gestante_pilates_pre_pos_parto

    A razão é que o método em si preconiza o fortalecimento e estabilidade do nosso Power House, conjunto muscular formado pelo diafragma, multífidos, assoalho pélvico e transverso do abdômen, que acionados em conjunto, formam um cilindro de força ao redor do tronco, empurrando e sustentando os órgãos, estabilizando a coluna lombar e a pelve, diminuindo as dores nas costas. E é por aqui que as novas mamães irão começar conhecendo, sentido, ativando e dominando o Power House, afinal uma vida se desenvolverá por 9 meses dentro desta casa e quanto melhor for sua fundação, mais forte será sua base.

    Aliado à uma base sólida, uma boa casa tem que ser bem aprumada e aí que o Pilates Postural entra com tudo. Através de avaliações posturais, de equilíbrio e marcha a cada 10 aulas, além de testes específicos para hipóteses diagnósticas de hérnias de disco, patologias articulares e diástase dos retos, as aulas vão se compondo em torno de cada resultado e trimestre gestacional, promovendo aulas eficientes e seguras.

    Melhorar o retorno venoso (inchaço), manter o centro de gravidade alinhado, fortalecer os membros inferiores para a nova carga de peso, do abdômen, de forma indireta, para manter o tronco alinhado e ajudar a expulsão do feto na hora do parto, e dos membros superiores, para depois segurar e amamentar o bebê, além de manter toda a flexibilidade e amplitude de movimento necessários para a nova rotina de vida são os objetivos do Pilates a cada aula.

    Então as aulas serão bem mais cuidadosas, o instrutor estará sempre mais próximo, auxiliará na entrada e saída dos aparelhos, adequará os exercícios às suas necessidades e possibilidades, pedirá para que se hidratem mais vezes e inúmeras outras orientações e observações, mas a aula não será mais leve, ela seguirá toda a sequência, mobilidade da coluna, membros inferiores, abdômen, membros inferiores, mobilidades finais e massagem, porém cada etapa adequada às suas contraindicações e cuidados especiais.

    gestante_pilates_pre_pos_parto_2

    Para as aulas pós gestação, o foco será retornar esse corpo gradativamente ao seu padrão original, empurrar os órgãos para os seus locais, principalmente útero e bexiga, readequar o novo centro de gravidade, ajustar a postura, mantendo o fortalecimento e flexibilidade geral para as novas atividades diárias.

    foto_vanessa_moraes_miniSendo assim, fica claro que mudaremos muitas coisas nestas aulas, exceto as bases do método, ou seja, os 6 princípios e os 5 fundamentos deverão estar presentes em cada repetição, porém toda adaptação quanto à execução dos exercícios será utilizada para tornar a aula dinâmica, organizada, vigorosa e principalmente segura.

    Confira Nossos Cursos de Formação e Especialização
     por Vanessa Moraes – Docente dos Cursos de Formação e Especialização em Pilates – Império Pilates – Jan/2021.

deixe uma resposta

Cancelar resposta