• Por que fazer Avaliação Postural em alunos de Pilates?

    Por que fazer Avaliação Postural em alunos de Pilates?

    correcao_postural_pilates

    Todos nós já ouvimos falar dos benefícios de se praticar Pilates, dentre eles estão:

    • Aumento progressivo da flexibilidade e mobilidade articular;
    • Diminui tensões musculares;
    • Desenvolve força muscular, principalmente abdômen;
    • Alivia dores crônicas;
    • Prevenção e tratamento de lesões;
    • Reduz stress e fadiga;
    • Aumento da concentração;
    • Melhora no controle respiratório;
    • Aumento da autoestima;
    • Melhora da coordenação motora e equilíbrio;
    • Definição muscular;
    • Promove a Melhora ou Correção Postural.

    Realmente todos esses benefícios podem ser alcançados com a prática do Pilates, porém quando falamos em prevenção e tratamento de lesões e melhora ou correção postural o assunto se torna mais profundo.

    Sabemos que vícios posturais se tornarão alterações posturais que se não corrigidas e equalizadas o mais rápido possível, se tornarão patologias. Sendo assim, uma Avaliação Postural adequada nos mostrará os desequilíbrios e compensações musculares adotadas pelo aluno. Essa avaliação deve ser contínua, devemos observar todos os trejeitos e maneiras de cada aluno: como anda, como senta, como utiliza o celular, como pega um objeto no chão, entre outros; além de uma avaliação postural estática onde pontos anatômicos serão medidos e comparados, a fim de conseguirmos estabelecer a melhor conduta dentro de aula.

    A partir daí cada exercício proposto deve ser pensado com cautela e por muitas vezes, adaptado para que em nenhum momento de sua execução haja a ativação incorreta de algum músculo e desta forma aumentar ou propiciar alguma alteração.

    Um exemplo prático é o tão conhecido The hundred, exercício abdominal para os músculos retos abdominais supra e infra, mas que não deve ser aplicado em alunos com hipercifose, pois a origem do reto abdominal se dá no corpo do esterno e quando ativado, promove o aumento dessa curvatura. Agora, por outro lado é muito indicado aos alunos que apresentam hipocifose (retificação da cifose torácica).

    the_hundred_pilates

    Assim como ele, todos os exercícios foram criados para condicionamento físico global e para serem aplicados corretamente, uma escolha criteriosa deve ser feita para garantir uma aula personalizada e para isso a Avaliação Postural é de suma importância, onde todos os exercícios sejam pensados unicamente para cada aluno, reequilibrando a musculatura de forma mais rápida, melhorando a consciência corporal, atenuando gradativamente desvios posturais através de força e flexibilidade, prevenindo assim as patologias e lesões.

    Quer aprender fazer uma Avaliação Postural que o diferenciará no mercado?  A partir de uma avaliação bem feita, gostaria de aprender como corrigir cada uma delas? Então venha conhecer nossos Cursos de Avaliação Postural I e Postural II e se torne um diferencial no mercado, ministrando aulas inteligentes, eficientes e seguras para um público extremamente abrangente e presente em nossos Studios.

    por Vanessa Moraes – Instrutora de Pilates, Docente dos Cursos de Formação e Especialização em Pilates – Império Pilates – Jan/2019

deixe uma resposta

Cancelar resposta