• Quais os segredos para ministrar aulas de Pilates Online?

    Quais os segredos para ministrar aulas de Pilates Online?

    No último mês, venho falando bastante sobre aulas online e por quê? Porque a procura por aulas de Pilates, não presenciais se intensificou após a segunda onda do COVID-19, principalmente daqueles alunos que se encontram em home office e que tem sofrido bastante com dores e restrições articulares e que precisam muito fazer atividade física, mas que não se sentem seguros ainda para voltarem a praticar o Pilates no Studio.

    IMG - BLOG(3)

    Vale lembrar, que em um Studio de Pilates, as aulas são ministradas para 3 alunos, no máximo, por horário. Todos usam máscaras, os aparelhos e acessórios são limpos com álcool 70% assim que o aluno os termina de usar e ainda existe um distanciamento seguro entre os eles, fazendo com que a prática do Pilates no Studio ofereça baixos riscos.

    Este fato já fez com que a maioria dos alunos retornassem à sua prática presencial, mas alguns ainda seguem com suas aulas online e precisamos atendê-lo de forma eficiente, objetiva e segura, para garantirmos sua evolução, mesmo à distância.

    Então o que devemos fazer para promovermos uma boa aula online?

    • Conheça seu aluno, suas dores, sua história e suas alterações posturais;
    • Pergunte a se aluno se ele apresenta algum desconforto ou dor, para adequar os objetivos da aula às necessidades dele;
    • Peça para o aluno mostrar o local onde serão realizadas as aulas para que você (instrutor) possa direcionar os mobiliários que serão utilizados;
    • Descubra todos os acessórios que seu aluno possua em casa para serem usados em aula, caso o aluno não possua nenhum, sempre peça para deixar por perto uma toalha de banho e um travesseiro. Com isso já conseguimos reproduzir vários exercícios e posicioná-lo bem;
    • Coloque seu celular de forma que o aluno consiga te enxergar completamente durante a demonstração dos exercícios;
    IMG - BLOG(2)
    • As aulas devem seguir uma organização, aqui na Império Pilates, sempre começamos com mobilidades da coluna, depois membros inferiores, abdômen (tronco), membros superiores e mobilidade final para relaxar. Infelizmente os alunos online, perderam a tão esperada Massagem final.
    • Pratique seu comando verbal. É muito importante que o aluno entenda exatamente o que você está pedindo, principalmente quanto às correções nas execuções dos exercícios, portanto seja claro e objetivo.
    • Esteja sempre atento ao seu aluno, a distância prejudica a comunicação e precisamos ter certeza que os exercícios estão sendo feitos de forma correta. Observe e oriente, nada de só aparecer na tela quando ele te chamar para avisar que terminou o exercício;

    Por último, ajude seu aluno a organizar e ajustar seu home office, principalmente baseado nas alterações posturais que ele já apresenta e como seu corpo tende a se compensar frente a essas alterações neste local de trabalho. Confira e marque uma aula experimenta conosco!

     por Vanessa Moraes – Docente dos Cursos de Formação e Especialização em Pilates – Império Pilates – Maio/2021.

deixe uma resposta

Cancelar resposta