• Senescência ou Senilidade?

    Terceira Idade ou Melhor Idade ?
    Senescência ou Senilidade?

    3_idade_6

    De acordo com os dados do IBGE, atualmente 9,2% da população tem acima de 65 anos. Em 2060 esse índice subirá para 25,5%, sendo que a expectativa de vida será de aproximadamente 84 anos. Assim, a maneira como chegaremos lá ou como nos manteremos a partir deste momento, define se entraremos na Terceira idade ou estaremos na Melhor Idade. Para isso vale entender as diferenças entre SENESCÊNCIA E SENILIDADE.

    Senescência é o processo natural de envelhecimento que ocorre por meio de uma programação genética que acaba por gerar danos associados ao tempo e não por maus hábitos ou doenças.

    Senilidade é o processo patológico de envelhecimento caracterizado pelo declínio gradual de suas funções internas (cardiovascular, respiratório, urinário, etc), bem como funções externas como:

    – Diminuição da altura, causado por alterações da coluna;

    – Perda gradativa da força muscular;

    – Troca de tecido muscular, por conjuntivo e adiposo;

    – Diminuição contínua da capacidade funcional dos órgãos do sentido.

    3_idade_7

    Joseph dizia:

    “Se um indivíduo tem 30 anos e está encurtado, é um velho. Porém, se tem 60 anos e tem flexibilidade e força, é um jovem”.

    Ele tinha razão e foi a prova viva de que fazer exercícios físicos durante toda a vida fez grande diferença no seu envelhecimento, ele superou o raquitismo, a artrite, a asma e tornou-se um grande exemplo de superação, para todas as idades, inclusive de que nunca se é tarde para começar nada!

    Não espere mais tempo e conheça o método Pilates, escolha por uma modalidade esportiva segura e que atende seus objetivos de acordo com cada momento seu e garanta um futuro mais independente e cheio de possibilidades.

    por Vanessa Moraes – Instrutora de Pilates, Docente dos Cursos de Formação e Especialização em Pilates – Império Pilates – Out/2018

deixe uma resposta

Cancelar resposta