• Seu aluno tem fibromialgia, o que fazer?

    Seu aluno tem fibromialgia, o que fazer?

    Hoje venho falar novamente sobre a fibromialgia. Já escrevi dois artigos sobre ela, aqui no Blog da Império Pilates e vale a pena você dar uma olhada neles também.

    IMG - BLOG (1)

    Como já dito antes, a fibromialgia é uma doença de origem reumática atípica, pois se concentra em acometer a musculatura e não as articulações. Atualmente atinge 3% da população, sendo 80 a 90% mulheres entre 30 e 50 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia e é caracterizada pela presença de dores musculares difusas, cansaço, espasmos musculares, desânimo e depressão.

    Não se sabe ainda as causas da fibromialgia, mas as doenças reumáticas são caracterizadas por serem degenerativas, progressivas e até o momento, incuráveis, porém são tratáveis e vários estudos frente à fibromialgia tem trazido grandes resultados, como os citados nos artigos anteriores e a mais recente é a pesquisa da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina de outubro/20, revelou que 1 gota por dia de extratos de cannabis contendo majoritariamente THC (24mg/ml) e (0,5 mg/ml) de CBD (Canabidiol), pode reduzir a fadiga e as dores na fibromialgia.

    IMG - BLOG

    Segundo estudo, o Grupo de Cannabis apresentou melhora significativa nos escores de sentir-se bem, dor, trabalhar e fadiga, passando de 75 para 30, enquanto o grupo placebo apresentou melhora no score depressão, passando de 70 para 61. (fonte: www.cannabisesaude.com.br)

    Muitos estudos estão em andamento para o tratamento da fibromialgia, mas enquanto a cura ou um tratamento aprovado e eficiente não está totalmente a disposição de todos, o melhor que podemos fazer pelos nossos alunos é darmos a melhor aula de Pilates que ele poderia ter.

    Como sempre lembro, o que vai acalmar esse aluno, diminuir sua ansiedade, ajustar sua pressão arterial e minimizar suas dores, são as mobilidades de coluna, associadas à flexibilidade muscular controlada e dentro de um limite confortável.

    Os exercícios devem promover as correções posturais, a fim de diminuir as compensações geradas pelas posições antálgicas e com isso diminuir os desequilíbrios musculares e não gerar sobrecarga em nenhuma articulação, bem como o trabalho de fortalecimento e flexibilidade devem ser feitos de forma leve e controlada para não deixarem dores residuais, afinal esse aluno não saberá identificar as diferenças entre a dor da fibromialgia e a dor dos exercícios.

    Conforme gradativamente a postura for se equalizando, força e flexibilidade estiverem sustentando as articulações em suas posições neutras, a possibilidade de viver com menos dores, com mais funcionalidade se torna possível, fora que aquela massagem que fazemos no finalzinho da aula, que é a cereja do bolo para a liberação de endorfinas e serotonina e promover a sensação de bem-estar.
    Confira e marque uma aula experimenta conosco!

     por Vanessa Moraes – Docente dos Cursos de Formação e Especialização em Pilates – Império Pilates – Junho/2021.

deixe uma resposta

Cancelar resposta