• O que fazer além da higiene e isolamento no caso da Covid-19?

    O que fazer além da higiene e isolamento no caso da Covid-19?

    Sabemos que as pessoas acometidas pelo COVID-19 poderão ter sequelas importantes, como diminuição da capacidade pulmonar causada pela fibrose cística (cicatrizes) nos pulmões, infecção no sistema cardiovascular e neurológico, dificuldades para engolir e grande perda de massa muscular (até 40%), sendo muitos obrigados a reaprenderem a andar.

    bola_pilates_mulher_2_

    A vitamina D participa de 234 funções no nosso organismo, trabalhando diretamente no núcleo (DNA) das células, desta forma atua em todos os sistemas, e para isso nosso corpo consome cerca de 8.000 unidades de vitamina D/dia para mantê-los regulados e equilibrados.
    Em outros artigos, já escritos e publicados aqui, explicamos como essa hormônio é ativado e transformado em nosso corpo através da radiação solar UVB, portanto devemos tomar o sol “ruim” das 10h às 16h, sem uso de protetores solares, por um período de 20 minutos, para pessoas de pele clara e até 1 hora para as de pele negra, com 60% do corpo exposto para que essa radiação produza 10.000 unidades de vitamina D3/dia no final de todos os seus processos e para que sua concentração sanguínea fique entre 20 e 50 nanogramas por mililitro de sangue, para ser considerado normal.

    Isso significa que se você não faz isso diariamente, há a necessidade de se suplementar esse hormônio com essa dosagem diária, pois o seu organismo não conseguirá manter níveis adequados para deixar tudo em ordem, seja na saúde dos seus ossos gerando patologias como o raquitismo, osteomalácea e osteoporose, como também todos os outros sistemas que são afetados pela sua deficiência também.

    No sistema imunológico, a vitamina D controla uma reação exagerada de uma célula de defesa, a interleucina 17, que quando desregulada desencadeia doenças autoimunes, como artrite, fibromialgia, lúpus, psoríase, entre outras.

    No sistema respiratório, um estudo em andamento liderado pela Dra. Simone Queiroga Brito Gonçalves (UFES) mostra que há receptores de vitamina D nas células do SARS-coV-2, mostrando que há boas chances da vitamina D agir como um Antiviral, desde que sua concentração no sangue esteja entre 50 e 100 nanogramas por mililitro de sangue.

    A musculatura esquelética também sofre com a baixa de Vitamina D, altera-se a homeostase do cálcio, tamanho das fibras musculares, proteção contra a resistência à insulina, reduzindo a força e capacidade muscular.

    Vale lembrar ainda, que a vitamina D atua no processo de formação da serotonina, sendo importante neurotransmissor do prazer e bem-estar. Portanto, prevenção sempre será ainda o melhor caminho, seja evitando ou minimizando os efeitos causados e a própria recuperação, e neste caso, nosso maior aliado não é nada menos que nosso ASTRO REI, o SOL presente todos os dias, mesmo quando não conseguimos sentir seu calor, gratuito e de acesso a todas as pessoas e pra isso, só precisamos dedicar alguns minutos diários para desfrutarmos de todo seu milagre.

    Solicite uma aula experimental grátis, comece a se cuidar já e mude sua postura!

    Confira Nossas Aulas Online

    por Vanessa Moraes Instrutora de Pilates, Docente dos Cursos de Formação e Especialização em Pilates – Império Pilates – Ago/2020

2Comentários
  • postado porNeideem 17 de setembro de 2020 at 18:42

    Bia tarde, gostei da dica, obrigada!

    Resposta
  • postado porNeideem 17 de setembro de 2020 at 18:42

    Bia tarde, gostei da dica, obrigada!

    Resposta

deixe uma resposta

Cancelar resposta