• As dores causadas pela Osteoartrite podem ter fim ou são apenas controladas?

    As dores causadas pela Osteoartrite podem ter fim ou são apenas controladas?

    Como eu gostaria de dar melhores notícias, mas infelizmente as dores de uma Osteoartrite (artrose) são apenas controladas.

    Depois que a cartilagem de uma certa articulação se degenera ela expõe diretamente o osso que está por baixo, com isso as superfícies ósseas começam a ter contato uma com a outra e é daí que vêm as terríveis dores.

    IMG - BLOG(6)

    Além das dores, esse atrito entre os ossos acaba fazendo com que eles comecem a esfarelar e agora sofram deformações irreversíveis e assim, instala-se um ciclo sem fim, onde cada vez que os ossos esfarelam e perdem massa, mais a articulação se entorta criando mais atrito, gerando mais sobrecarga e consequentemente, mais perda óssea.

    Então o que pode ser feito para minimizar os efeitos da Osteoartrite?

    Em primeiro lugar, não negligenciar as alterações posturais do seu aluno, jamais controlaremos essa patologia sem estabilizarmos a articulação acometida, e esta estabilização depende de entendermos os desequilíbrios musculares apresentados, ou seja, suas alterações posturais.

    Vícios inicialmente inofensivos, que em conjunto com a fraqueza muscular gradativa, perda da amplitude dos movimentos e da flexibilidade, aliados a uma prática laboral desgastante, como subir e descer escadas, agachar e levantar várias vezes, ficar apenas em uma posição por tempos prolongados, formam o pacote perfeito para o desenvolvimento das osteoartrites, lembrando que estas, citadas neste artigo, não são de origem reumática e sim traumática.

    Equalizando as alterações posturais estaremos retirando as sobrecargas articulares e com isso amenizando muito as dores, principalmente pela musculatura ter condições de manter as superfícies ósseas mais separadas e com isso, evitar o atrito entre elas, porém este trabalho terá que ser constante, uma vez que esse aluno pare a prática física e a manutenção da força e flexibilidade dos músculos envolvidos, ele perderá toda a estabilidade conseguida e retornará ao processo degenerativo que pode se tornar progressivo e futuramente ser necessário substituir a articulação danificada por uma prótese de titânio e plástico.

    IMG - BLOG(7)

    Gostaria de lembrar que quando não cuidamos da nossa saúde, teremos que cuidar, em algum momento, da doença. Por mais que não gostemos de fazer exercícios físicos ou não tenhamos tempo ou disposição, o corpo humano é uma máquina que quanto mais se usa melhor fica, ou seja, não foi feita para ficar parada, por isso vamos cuidar dela enquanto a dor ainda está controlável, enquanto ainda haja um mínimo ânimo para iniciar uma atividade física para não chegar à cirurgia, porque se esse for o caminho, ainda haverá todo o processo de reabilitação com a fisioterapia, portanto não mudaremos o inevitável que é se movimentar.

    Você aluno ou instrutor de Pilates, siga a Império Pilates e fique por dentro de tudo o que diz respeito a Pilates, saúde e postura e entenda como o Pilates Postural muda a postura do aluno não somente durante às aulas, mas perante a vida!

    IMG_20210323_101736Siga a Império Pilates e fique por dentro do nosso calendário de Cursos.
    Confira e marque uma aula experimenta conosco!

    por Vanessa Moraes – Docente dos Cursos de Formação e Especialização em Pilates – Império Pilates – Setembro/2021.

deixe uma resposta

Cancelar resposta