• Osteoartrite e Vícios Posturais tem relação?

    Osteoartrite e Vícios Posturais tem relação?

    Em primeiro lugar, vamos saber um pouco mais sobre a Osteoartrite para podermos entender se tem relação ou não.

    Muito conhecida como ARTROSE, a OSTEOARTRITE é uma patologia crônica, não reumática, que destrói a cartilagem articular, expondo o osso, que agora sem sua proteção, bate diretamente no outro osso, gerando todo um processo inflamatório que inclui inchaço, dor, rigidez, deformação óssea e perda da função. O diagnóstico é feito por radiografia, onde detecta-se irregularidades na superfície óssea. Acomete 80% da população mundial acima dos 65 anos, mas pode acometer os mais jovens. *Sociedade Brasileira de Reumatologia

    IMG - BLOG (2)

    A osteoartrite pode acometer qualquer articulação do corpo, e dependerá de quais articulações recebem mais sobrecarga ou estão mais desalinhadas para suportarem as cargas infringidas, para terem mais probabilidades de se desenvolverem, e aí sim vem a relação entre a Osteoartrite e os vícios posturais.

    Vamos usar os joelhos como exemplo. Quando eles estão alinhados, ou seja, neutros, tanto quando os vemos de frente, quanto quando olhamos de perfil, significa que tanto as forças da gravidade e a força peso não estão exercendo sobrecargas, bem como está havendo equilíbrio muscular para manter as superfícies ósseas bem posicionadas e alinhadas entre si.

    IMG - BLOG (3)

    Portanto, uma alteração postural em valgo ou varo, são extremamente prejudiciais para os joelhos ao longo do tempo, principalmente quando associados às práticas laborais que também exigem dessa articulação, como subir e descer escadas, ficar muito tempo em pé ou agachado que irão sobrecarregar o ponto de impacto ósseo, criando um ciclo de lesão e reparação que só deformará mais ainda esse osso e por fim, acabará gerando ainda mais dores e restrições.

    Fazermos uma boa avaliação postural, detectarmos os desequilíbrios musculares presentes e as alterações posturais já instaladas, serão de suma importância para estabilizarmos a articulação e retardarmos a evolução da patologia, para os casos mais avançados, ou nos casos iniciais, impedirmos a sua evolução.

    Vale ressaltar que a prática dos exercícios físicos é indispensável para quem tem osteoartrite, pois somente o fortalecimento equilibrado da musculatura é que irá manter as superfícies mais afastadas e a articulação mais hidratada, trazendo alívio das dores e maior facilidade nas atividades da vida diária, e quando este trabalho está focado na correção postural, vamos gradualmente minimizando as causas e não somente os sintomas. Este artigo foi útil para você? Seus alunos são mais assíduos ou mais faltantes? Deixe seus comentários.
    Confira e marque uma aula experimenta conosco!

     por Vanessa Moraes – Docente dos Cursos de Formação e Especialização em Pilates – Império Pilates – Julho/2021.

deixe uma resposta

Cancelar resposta