• Pilates para Gestantes: Mês a Mês

    Pilates para Gestantes: Mês a Mês

    gravidez pilates em sp

    Gerar um filho dentro de nossas entranhas é uma experiência única para nós mulheres. Meses abençoados que não podem ser descritos com palavras. Mas nem tudo é um mar de rosas, como toda gestante sabe. Junto com o bebê que vai se formando, coisas incômodas vão surgindo. O peso aumenta, a circulação não é mais a mesma, as pernas incham, a coluna dói… e a postura da gestante se modifica numa tentativa biológica de se adaptar ao novo peso e ao crescimento da barriga. Mas tudo isso pode ser amenizado com o método de condicionamento físico desenvolvido por Pilates. Desde que não haja contra-indicação médica, as grávidas podem realizar a prática durante toda a gestação, pois o Pilates é uma atividade física de baixo impacto e os exercícios podem ser modificados de acordo com a necessidade e o avançar da gestação. Os benefícios? São inúmeros.

    Direcionados para as grávidas, as atividades alongam e fortalecem a musculatura, principalmente a da região central do corpo (abdômen, glúteos, parte inferior das costas e assoalho do períneo), que é a mais requisitada pela gravidez. Fortalecidos, esses músculos sustentam melhor a coluna vertebral, garantindo alívio das dores lombares. Além de ganhar condicionamento físico, bem-estar e controlar o peso, a gestante que faz Pilates ainda tem um ganho extra. Um abdômen mais forte vai facilitar o trabalho de parto, pois a mulher ganha força para empurrar melhor o bebê pelo canal vaginal. Assim, se o abdômen, as costas e o assoalho pélvico estão tonificados, eles suportarão com mais conforto e resistência o período de gestação e a hora do parto. Outra vantagem para levar em conta é que o Pilates também é famoso por ajudar as novas mamães a recuperar a forma física que tinham antes da gravidez, pois, depois do nascimento, se essa musculatura estiver bem treinada, ela se contrái mais rapidamente.

    A grande capacidade de adaptação dos exercícios também é um fator importante que torna o Pilates a atividade física predileta das grávidas. A maioria deles pode ser modificada de acordo com cada fase da gravidez para permitir exercícios mais suaves ou focados em determinada área do corpo. E o objetivo não é a sobrecarga da musculatura ou a repetição de séries, mas a realização correta de exercícios bem direcionados.

    Veja as principais dicas dadas pela Fisioterapeuta Clarissa Gallupo, instrutora de Pilates.

    Cuidados que a gestante deve tomar:
    |Nenhuma gestante deve iniciar qualquer atividade física, nem mesmo o Pilates, sem passar por uma avaliação de seu obstetra. Isso é fundamental para garantir a saúde da mãe e do bebê.
    |A duração de uma aula para gestante é a mesma de uma aula convencional – uma hora – e são recomendadas pelo menos duas aulas por semana para que a gestante possa sentir os benefícios da prática.
    |Gestantes com placenta prévia ou baixa ou que tenham alguma doença que coloque a gravidez em risco não devem praticar a atividade.
    |Com a gravidez avançada, não é indicado realizar atividade deitada de bruços, pois a posição diminui a quantidade de sangue que chega ao bebê. A mãe também não deve prender a respiração por muito tempo durante o exercício porque o bebê também fica sem oxigênio.
    |As gestantes não devem praticar nenhuma atividade que eleve a freqüência cardíaca a mais de 120 batimentos por minuto, pois isso diminui a circulação sanguínea.
    |Faça aula individual, com o Fisioterapeuta ao seu lado. Por causa da barriga, o equilíbrio da mãe fica alterado e o risco de quedas pode ser maior. Além disso, a presença do instrutor ao seu lado garante que o exercício está sendo feito corretamente.

    Veja também:

    pilates-gravidez-sp

    Vantagens do Pilates na gravidez:
    | Atividade física de baixo impacto, sem risco para o bebê.
    |Ótimo para fortalecer os músculos centrais do corpo.
    |Grande capacidade de adaptação dos exercícios de acordo com cada fase da gravidez.
    | Recuperação da forma física após o parto.
    |Não aumenta a pressão sobre as articulações e costas.

    Pilates no primeiro trimestre de gravidez:
    |Nos primeiros três meses de gestação, as mudanças nos hormônios podem fazer com que a mulher se sinta exausta e com náuseas. Exercícios leves podem energizar o corpo e fazer com ela se sinta melhor física e mentalmente.

    Pilates no segundo trimestre de gravidez:
    |O segundo trimestre é a parte mais fácil da gravidez. Embora o corpo esteja mudando, a mulher está mais disposta e é aí que os exercícios devem ser maximizados, para pro-porcionar as vantagens do treino para os meses seguintes.

    Pilates no terceiro trimestre de gravidez:
    |As mulheres tendem a se sentir pesadas e com mais des-conforto. Os hormônios começam a afrouxar as articulações do quadril, podendo causar dores nas costas. O peso adicional do bebê pode modificar o equilíbrio, as penas podem ficar inchadas e varizes podem se desenvolver. O Pilates ajuda a todas estas condições associadas à gravidez, reforçando os músculos centrais que, por sua vez, levam à melhora da postura e da circulação.

    Trabalho de Parto
    |Uma circulação melhorada permite uma maior oferta de oxigênio para o útero e torna o parto menos sofrido para o bebê. Músculos mais fortes facilitam a expulsão do bebê e, claro, as técnicas de respiração utilizadas no Pilates podem ajudar com o controle da respiração durante o parto.

     

    Fonte: dradaysedavila.com

6Comentários
  • postado porIngridem 11 de janeiro de 2017 at 19:10

    Olá boa noite estou gestante e gostaria de fazer aulas de Pilates . Tem exercícios específicos??? Qual o valor é como funciona

    Resposta
    • postado poradminem 7 de janeiro de 2018 at 23:03
      em resposta aIngrid

      Olá INGRID, queremos convidá-la para uma semana de aulas de Pilates grátis conosco para orienta-la da melhor maneira. Veja nossas unidades: http://bit.ly/UnidadesIP
      Agradecemos o comentário.

      Resposta
  • postado porBrunaem 20 de abril de 2017 at 7:26

    Existe um equívoco.
    Vocês indicam que a gestante realize a atividade com o Fisioterapeuta ao lado, o profissional de Educação Física é altamente capacitado para ministrar aula também.

    Resposta
    • postado poradminem 7 de janeiro de 2018 at 23:01
      em resposta aBruna

      OLA BRUNA!
      ESTE CONTEÚDO É DE RESPONSABILIDADE DE SEUS CRIADORES, PRESERVAMOS AS FONTES E INFORMAÇÕES AQUI CONTIDAS QUE NÃO NECESSARIAMENTE REPRESENTA A OPINIÃO DA IMPÉRIO PILATES. NOSSO PAPEL COM O CANAL NOTÍCIAS É PROMOVER OS PRINCIPAIS ASSUNTOS DA ATUALIDADE. AGRADECEMOS SEU COMENTÁRIO. UM ABRAÇO.

      Resposta
      • postado porSergio Ricardoem 26 de abril de 2018 at 9:19
        em resposta aadmin

        Bom dia. É de bom tom o Império Pilates, mesmo que o conteúdo não seja de sua autoria, deixar claro que o educador físico também está plenamente capacitado para a função, lembrando que a intervenção de um fisioterapeuta se dá em situações específicas e não na manutenção do corpo através do trabalho com as valências do exercício físico. A capacitação em Pilates torna os dois profissionais aptos (no que tange a filosofia do pilates) a trabalhar.

        Resposta
  • postado porAula de Gestanteem 9 de janeiro de 2022 at 18:53

    Gostei muito do seu conteúdo sobre <a href="https://doulas.nasceramor.com.br/aula-de-gestante">Aula de Gestante</a>

    Resposta

deixe uma resposta

Cancelar resposta