• O Público Masculino e o Pilates

    O Público Masculino e o Pilates

    Apesar de o método Pilates ter sido desenvolvido por um homem, o alemão Joseph Hubertus Pilates, por muito tempo as pessoas pensaram que era uma modalidade esportiva apenas aplicável às mulheres e ainda, as bailarinas.

    Quando ele abriu seu Studio em Nova York, o espaço locado era em um prédio de um Corpo de Ballet, e sim seu público acabou sendo os seus praticantes, e por também ter mais mulheres do que homens nesse público achou-se que era restrito aos bailarinos ou pessoas extremamente flexíveis.

    homem_pilates_5

    Ano a no esse perfil vêm sendo mudado, cada vez mais encontramos homens procurando o Pilates, inicialmente apenas para melhora da flexibilidade e dores, mas atualmente, sabem o quanto uma aula de Pilates pode ser intensa e como fortalece musculaturas que eles nem sabiam que existiam.

    É comum em uma aula experimental, o homem dizer que sabe que o Pilates trata a dor e promove o alongamento, mas quando descobre o quanto de força se faz e como grupos musculares que também são trabalhados na musculação acabam ganhando muito mais força e estabilidade com o Pilates, eles ficam maravilhados. Poder ficar forte, não sentir dor e de quebra ainda ficar mais flexível, parece música aos seus ouvidos.

    Sabemos que todas as dores possuem uma origem, e a maioria delas se origina em um desequilíbrio muscular ocasionado pelo tipo de trabalho, posição que ficamos, vícios posturais, mobiliários não ergonômicos, muito tempo na mesma posição sentado ou em pé e sedentarismo.

    É aqui que o Pilates Postural se adequa perfeitamente a todos os públicos, independente do sexo, gênero, idade ou condição física, ele se enquadra a todos, identificando os pontos de desequilíbrio, através de uma Avaliação Postural, bem como quais posições e vícios diários que podem estar contribuindo para essa alteração. Um exemplo é o uso de carteiras nos bolsos traseiros das calças, quando sempre colocados no mesmo lado, geram a rotação do tronco toda vez que vai ser colocada ou retirada, bem como causa o desnivelamento da pelve quando sentados sobre a carteira. Claro que esse é apenas um exemplo pontual, todos os outros vão sendo descobertos dia a dia, principalmente quando nos focamos em tentar descobrí-los e então tentar substituí-los por outras maneiras que causem menos impacto postural ou até eliminá-los de vez.

    Cada indivíduo é único e seu corpo nos mostra como ele tem sido tratado e como sofre com cada injúria, portanto o mais importante é dar o primeiro passo para sair do sedentarismo ou mudar para uma modalidade que além de promover força, flexibilidade, diminuição das dores e bem estar, trata também as patologias já instaladas e acompanha seu desenvolvimento, sempre adequando os exercícios aos novos objetivos e às novas realidades.

    Quer saber mais? Solicite uma aula experimental Online grátis, comece a se cuidar já e mude sua postura, não somente durante as aulas, mas perante à vida!

    Confira Nossas Aulas Online

    por Vanessa Moraes – Instrutora de Pilates, Docente dos Cursos de Formação e Especialização em Pilates – Império Pilates – Fev/2020

1Comente
  • postado porNeideem 9 de maio de 2020 at 12:41

    Gostei, além das práticas requerer força, desenvolve a mente, ajuda concentração e disciplina, desperta a consciência de que tudo depende de nós, direto, e bem sútil.
    Muito bem vindos!

    Resposta

deixe uma resposta

Cancelar resposta