• Pilates no Studio, na Academia ou em Casa?

    Pilates no Studio, na Academia ou em Casa?

    Quem imaginaria que estaríamos vivendo um momento tão delicado no mundo com a chegada da Covid19, fomos pegos desprevenidos e de repente a partir do dia 20/03/2020 vimos nosso mundo virar de ponta cabeça, estávamos em LockDown e não podíamos abrir os estabelecimentos e sequer sair de casa.

    Nesse momento descobrimos um novo tipo de aulas, as aulas remotas, então aprendemos filmar e editar vídeos para as aulas gravadas e a dar aulas online para podermos atender nossos alunos, mantermos sua saúde e bem-estar, bem como garantir a manutenção de seus planos ativos até que as aulas presenciais retornassem.

    As aulas presenciais foram liberadas quando entramos na fase laranja, no dia 06/07/2020, onde pudemos atender com apenas 30% da capacidade total e em 09/10/2020 entrando na fase verde, 60% das vagas foram liberadas, desde que mantenhamos o distanciamento mínimo de 1,5m entre os alunos, uso de máscaras individuais, limpeza constante dos aparelhos, acessórios e mãos com álcool 70%, além de ter ventilação adequada.

    Dentro de todo esse cenário, sabemos que ficar parado, é a única coisa que não se deve fazer, este é o momento em que seu corpo precisa de munição extra e os exercícios físicos contribuem muito para reforçar o nosso sistema de defesa. Sendo assim, lá vão os prós e contras de cada escolha e o resto é com você!

    aula_pilates_studio

    1)   PILATES NO STUDIO

    Nesta modalidade o Instrutor de Pilates, tem melhores condições de corrigir os alunos, pois um instrutor de Pilates atende de 1 a 3 alunos por horário em um Studio com os 4 equipamentos básicos (cadillac, reformer, ladder barrel e cadeira combo), e as aulas podem ser:

    a) Personalizadas: Aulas distintas e específicas para cada aluno, levando em consideração sua avaliação postural, seus objetivos e necessidades, bem como fazer todas as correções e ajustes necessários para uma aula eficiente e segura. Obs: Império Pilates só trabalha com esta modalidade.

    b) Circuitos: Cada aluno inicia em um aparelho ou solo e executam um certo exercício, assim que terminada a execução, os alunos trocam de aparelho e executam o exercício feito pelo outro aluno neste aparelho. Os objetivos e exercícios são generalizados e compartilhados por todos.

    c) Sincronizadas: São Studios que possuem 3 aparelhos de cada colocados um ao lado do outro. Esses alunos farão sincronizadamente o mesmo exercício no mesmo aparelho. Pode ser uma aula inteira em um único aparelho ou trocar durante a aula. Os objetivos e exercícios são generalizados e compartilhados por todos.

    homem_idoso_pilates_solo

    2)   PILATES NA ACADEMIA

    Os exercícios de Pilates no solo dependem de muita calistenia (força pelo peso do próprio corpo) e equilíbrio, portanto são mais difíceis que os exercícios do Studio, onde os aparelhos direcionam e ajudam a sustentar o peso do corpo. Por ser realizada em grupo, essa aula promove os mesmos exercícios a todos os alunos, não existindo uma personalização em aula, nem dos objetivos, nem das necessidades individuais de cada um, porém trará mobilidade, flexibilidade e força gerais, além de contar com a presença de um instrutor que ele consegue andar pelo espaço e corrigir a execução dos exercícios.

    mulher_pilates_casa

    3)   PILATES EM CASA

    Para os alunos que são grupo de risco ou que mantém o isolamento social, esta modalidade de Pilates no solo cabe muito bem, só se atente a escolha para conseguir praticar direitinho!

    a) Aulas Gravadas (O aluno assiste a hora que quiser e puder).

    Não personalizadas: São aulas que contemplam mobilidade, flexibilidade, força, equilíbrio, coordenação motora, estimulando os grupos musculares de maneira global em que a mesma aula pode ser disponibilizada para vários alunos através do youtube.

    Personalizadas: São aulas montadas especificamente para um aluno visando tanto seus objetivos como suas necessidades físicas e alterações posturais instaladas. Esta aula contempla mobilidade, flexibilidade, força, equilíbrio e coordenação motora e é disponibilizada apenas para este aluno através do youtube.

    b) Aulas Online (Aula com horário marcado)

    Individuais: Realizadas através do WhatsApp ou Skype, essa modalidade serve principalmente aqueles alunos que precisam de um empurrãozinho para se incentivarem a praticar os exercícios, bem como permite a correção full time do aluno durante a execução, evitando execuções incorretas e possíveis lesões. OBS: Apesar de ser uma aula individual, isso não garante que ela seja personalizada, o que vai caracterizá-la assim, será a escolha de cada exercício apoiado em cada objetivo.

    Coletivas: Realizadas através do Zoom, Google Meeting ou Skype, um grupo de alunos e um instrutor iniciam uma chamada coletiva onde todos os participantes irão fazer uma aula conjunta realizando os mesmos exercícios. Neste modelo, o instrutor consegue fazer as correções necessárias e instruí-las durante as execuções, bem como os alunos se sentem fazendo uma aula em grupo, mas estão isolados em suas casas.

    Agora só falta escolher a melhor forma de praticar Pilates e começar agora a praticar exercícios físicos de maneira segura e eficaz.

    foto_vanessa_moraes_miniSolicite uma aula experimental grátis, comece a se cuidar já e mude sua postura!
    Confira Nossas Aulas Online
    por Vanessa Moraes – Docente dos Cursos de Formação e Especialização em Pilates – Império Pilates – Nov/2020.

deixe uma resposta

Cancelar resposta