• Quanto tempo para sentir os efeitos do Pilates?

    Quanto tempo para sentir os efeitos do Pilates?

    Determinar um tempo exato em que o corpo mostrará os efeitos do Pilates é muito difícil, primeiro que cada pessoa é única e exclusiva, segundo, vários fatores são importantes para obter êxito nesta empreitada, como idade, condição física e hormonal, alimentação e regularidade.

    mulher_cadilac_pilates 3

    Quem procura o Pilates por sentir dores articulares ou incômodos gerais, sente grande alívio já na primeira aula. Os exercícios de mobilidade articular ajudam na hidratação dos discos intervertebrais e aliviam a compressão dos ramos nervosos, além de toda movimentação que os exercícios promovem, melhorando a circulação e fazendo com que a musculatura se solte e elimine metabólitos que ficam infiltrados na trama muscular, como o ácido láctico e o cálcio, responsáveis pelas dores musculares residuais.

    No quesito flexibilidade, a evolução é bem rápida também, e essa flexibilidade permite que o músculo consiga chegar à sua máxima distensão. Se essa distensão máxima for insuficiente para manter a articulação neutra e saudável, entra o alongamento, que estimulará o músculo a crescer em seu comprimento, voltando ao seu tamanho original e permitindo maior amplitude e liberdade de movimentos.

    Vale lembrar, que quanto mais flexível e alongado é um músculo, mais condições ele tem de se fortalecer, pois suas fibras têm mais complacência e elasticidade para se contraírem e relaxarem ao seu máximo e sem lesões, portanto manter a flexibilidade é de suma importância no processo de ganho de massa muscular (força), que ocorre de duas formas:

    a) Aumentando a eficiência dos núcleos já existentes (curto prazo): 5 semanas
    Durante este período, ocorre a adaptação neuronal, onde Sistema Nervoso Central e Periférico irão melhoram a junção do nervo ao músculo, melhoram a sincronia músculo/tendão e diminuem a ação dos antagonistas (músculos que fazem o movimento contrário ao que está sendo realizado).
    Nesta faze do Pilates o aluno percebe completamente sua musculatura, tem consciência que ela está tonificada e mais firme.

    b) Aumentando o número de núcleos dentro da célula (longo prazo): 3 a 6 meses

    nucleo_celula

    Uma vez que os núcleos foram criados, eles são mantidos, isto se chama memória muscular. O músculo pode até perder seu volume devido inatividade acima de 3 meses, mas é só voltar a treinar que o passo de “criar” novos núcleos é pulado e com isso já vai para a fase de aumento muscular. Por esta razão, começar uma atividade física é sempre mais difícil do que recomeçar.

    Nesta fase do Pilates os alunos já percebem as definições musculares, principalmente antebraços, panturrilhas e coxas.

    foto_vanessa_moraes_miniFazer exercícios físicos já pensando nos resultados é importante para criarmos estratégias e objetivos, mas acredite, o que mais conta aqui é a regularidade e a constância para que haja um processo de aprendizado, desenvolvimento e execução que leva em média 6 meses para se implantar e engrenar, afinal o corpo realmente é uma máquina que quanto mais trabalha (certinha), melhor fica. Confira e marque uma aula experimenta conosco!
     por Vanessa Moraes – Docente dos Cursos de Formação e Especialização em Pilates – Império Pilates – Abr/2021.

deixe uma resposta

Cancelar resposta